Notí­cia

Redutores IBR

O que é o grau de proteção IP69K?

ÁREA TÉCNICA - ARTIGOS E TEXTOS TÉCNICOS SOBRE OS PRODUTOS IBR

O que é o grau de proteção IP69K?

Você sabia que há equipamentos especialmente fabricados para suportar bruscas temperaturas e ambientes hostis e quimicamente agressivos com o mais alto grau de índice de poeira ou até umidade e jatos de água?

Estes fatores não podem comprometer a qualidade, desempenho e durabilidade do equipamento, por este motivo foi criada o Ingress Protection - Classificação de índice de Proteção (IP). A classificação de IP consiste em uma forma de definir o grau de proteção que cada equipamento precisa ter em cada ambiente, deixando claro o risco de mantê-lo em um local não recomendado.

Provavelmente, você já deparou em aplicações de motores e redutores de velocidade que exijam repetidas lavagens, sujeitos a ambiente úmidos ou não estão aptos a ficar expostos a poeira e a sujeira, principalmente em setores da indústria alimentícia? Desta forma, é importantíssimo verificar o IP do produto quando se trata do ambiente em que ele irá trabalhar para evitar danificações, irregularidades e até mesmo riscos de contaminação.

Ou seja, o código IP indica o grau de proteção do produto contra a intrusão de partículas sólidas e líquidos. Sendo, o IP69K o máximo grau de proteção que o redutor ou motor resiste a penetração de poeira, jatos de água, vapor de alta pressão (100 bar) e alta temperatura (80°C), de diferentes ângulos. Em muitos setores onde a poeira e a sujeira podem ser um problema, ou onde a higiene e limpeza são essenciais, como na indústria alimentícia e farmacêutica, por exemplo, está certificação é essencial para o equipamento que deve ser higienizado, aumentando a durabilidade.

Para cumprir com as exigências e ser qualificada IP69K, o produto tem que passar por testes minuciosos e suportar diversos fatores característicos de ambientes hostis. As classificações IP (proteção contra penetração) é desenvolvida pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) e são aplicadas principalmente na Europa e na ásia.

Classificação de importância do código IP69K

O código que define o grau de proteção IP é composto por 2 dígitos. O primeiro se refere ao grau de proteção contra a entrada de poeira e outras partículas sólidas e o segundo dígito indica o nível de proteção contra a entrada de líquidos. Normalmente, quanto mais severo o ambiente, maiores os números utilizados. Confira abaixo o significado de cada número na classificação:

Primeiro dígito:

0 - Não protegido
1 - Proteção contra objetos sólidos com 50 mm de diâmetro ou mais
2 - Proteção contra objetos sólidos com 12,5 mm de diâmetro ou mais
3 - Proteção contra objetos sólidos com 2,5 mm de diâmetro ou mais
4 - Proteção contra objetos sólidos com 1,0 mm de diâmetro ou mais
5 - Proteção contra poeira
6 - À prova de poeira

Segundo dígito:

0 - Não protegido
1 - Protegido contra gotas que caiam na vertical
2 - Protegido contra gotas que caiam na vertical com corpo inclinado a até 15°
3 - Protegido contra borrifo de água
4 - Protegido contra jorro de água
5 - Protegido contra jatos de água
6 - Protegido contra jatos potentes de água
7 - Protegido contra imersão temporária em água de até 1 metro por 30minutos
8 - Protegido contra a imersão contínua em água
9 - Proteção contra a imersão (durante 1 m) e resistente à pressão.
9K - Protegido contra água proveniente de jatos de vapor e alta pressão

Importante salientar que até o nível 6 o IP é dominante, ou seja, um dispositivo IP66 atende automaticamente ao IP64 ou IP 65, porém para os níveis acima o grau de proteção não é acumulativo, portanto equipamentos com grau de proteção IP69K não possuem necessariamente grau de proteção IP67 ou IP68, são características e graus de proteção distintos, para situações e aplicações distintas.

Neste sentido, equipamentos com grau de proteção IP69K trazem inúmeros benefícios à ambientes com necessidades de sanitização e desinfecção através de métodos de lavagem como CIP (clean in place) por exemplo, aumentando muito a vida útil de circuitos eletrônicos e instrumentações.

#aço inox #alimentício #motorredutores #redutores #anticorrosão #linha IP69K #inox

Cometários