Notí­cia

Redutores IBR

O que é torque?

ÁREA TÉCNICA - ARTIGOS E TEXTOS TÉCNICOS SOBRE OS PRODUTOS IBR

O que é torque?

De forma simplificada, o torque é definido como uma força de rotação, que pode ou não resultar em movimento. Você gera, por exemplo, torque toda vez que utiliza uma alavanca e aplica força sobre ela. Um exemplo prático sobre isso é quando usamos uma chave de boca para apertar ou soltar os parafusos de uma roda. Este movimento realizado sobre o parafuso é o que podemos considerar torque.

Normalmente o torque é medido em Nm (Newtons x metro) ou Kgfm (quilograma x força x metro). Para calcular, basta multiplicar a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação. Seguindo o exemplo anterior, a distância entre sua mão e o parafuso. Por exemplo, se você usar uma chave de 30,5cm (0,305m) para aplicar 4,5kg (44,15N) de força na cabeça do parafuso, logo você está gerando 1,37 kgfm ou 13,46 Nm de torque.

O torque é uma grandeza vetorial bastante utilizada no dimensionamento de diversos equipamentos, como por exemplo os motores elétricos e redutores de velocidade. Os motores elétricos possuem a capacidade de converter a energia elétrica em rotação do rotor, à uma determinada velocidade de rotação e um determinado torque, de acordo com sua potência. Cabe ressaltar que torque e potência não são a mesma coisa, mas são grandezas complementares. A potência gerada por um motor elétrico, por exemplo, é diretamente proporcional ao torque que ele gera à uma determinada velocidade de rotação. Ou seja, para uma mesma velocidade de rotação, quanto maior for a potência, maior será o torque fornecido.

Por sua vez, os redutores de velocidade, através de sistemas de engrenagens, têm a capacidade de amplificar torques reduzindo as velocidades de rotação. Portanto, a variação de torque provocada pelos redutores de velocidade, é inversamente proporcional à variação causada na velocidade de rotação. Quanto maior for a redução da velocidade, maior será o torque resultante. é importante ressaltar que a potência, entretanto, não se aumenta com o uso de redutores de velocidade. Ela na verdade sofre uma redução ou perda, que é determinada pelo rendimento ou eficiência interna do redutor. Redutores com maior rendimento, conseguem converter em mais torque as potências ás quais estão submetidos, considerando-se uma mesma relação de redução.

#redutores #motores #motorredutores #torque

Cometários