Notí­cia

Redutores IBR

A invenção do Aço Inox

NOTíCIAS INSTITUCIONAIS

A invenção do Aço Inox

Você sabia que o aço inox foi inventado em um golpe de sorte? Isso mesmo. Em 1907, o inglês Harry Brearley trabalhava em um laboratório para as companhias de aço da cidade de Sheffield. Nessa época, os fabricantes de armas do Reino Unido enfrentavam diversos problemas com o desgaste excessivo das superfícies internas dos canos de armas e haviam solicitado a ele que desenvolvesse uma liga mais resistente impedindo que o interior dos canos das armas se esfarelassem com a explosão interna dos gases.

Brearley começou a pesquisar e misturar diversas doses de metais que poderiam resistir melhor a erosão causada por temperaturas elevadas no cano das armas. Em uma dessas misturas, percebeu que certa liga não sofria corrosão por oxigênio, ou seja, não enferrujava. O seu objetivo não era criar um aço com essa característica, mas o pesquisador achou muito intrigante e resolveu mudar os planos de sua experiência.

Brearley percebeu que a combinação precisa entre aço e cromo gerava uma nova liga, que enferrujava muito mais lentamente que o aço comum. Os átomos de cromo, assim como os de ferro, se oxidam em contato com o ar. Mas o óxido de cromo forma uma espécie de filme finíssimo e invisível em torno do objeto que reveste, impedindo que as camadas de dentro se oxidem também.

Hoje, os aços inoxidáveis ainda têm outros metais em sua composição, como o níquel, e são produzidos em diversas composições para dar maior resistência e maleabilidade aos mais diversos usos. Um exemplo disso é a linha de redutores e motorredutores IBR fabricados em aço inox, ideais para aplicações destinadas à indústria alimentícia ou instalações em ambientes agressivos. Clique aqui para saber mais sobre esses produtos com características de grande resistência à corrosão, indicados para utilização em ambientes hostis, sujeitos à intensa maresia, quimicamente agressivos, ou locais que exijam lavagens frequentemente.

Fontes:

https://en.wikipedia.org/wiki/Harry_Brearley

http://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/como-foi-inventado-o-aco-inox/

#Tecnologia #redutores #alimentício #inox

Cometários