Notí­cia

Redutores IBR

Benefícios da leitura de dados na Indústria 4.0

NOTíCIAS INSTITUCIONAIS

Benefícios da leitura de dados na Indústria 4.0

Já vimos anteriormente aqui, como a Indústria 4.0 promete mudar a forma como produzimos, gerenciamos processos e comercializamos produtos e serviços. Agora vamos entender como a leitura de dados na Indústria 4.0 revoluciona os processos de produção e automação industrial e, como isso muda os mecanismos de produção.

Próximo a realização da Fispal Tecnologia -Feira Internacional de Tecnologia para Indústria de Alimentos e Bebidas, que ocorre no próximo mês de junho -, alguns assuntos começam a fazer parte da pauta do portal de notícias da feira, entre eles o conceito da Indústria 4.0 e a sua aplicação para tornar os processos mais ágeis, eficazes e adaptados às necessidades de produção. Isso só é possível devido a união de sistemas tecnológicos e softwares inteligentes que obtêm, armazenam e leem dados, com o objetivo de especificar procedimentos e ações para cada dispositivo do processo.

Na nova realidade, a Indústria 4.0 conecta todos os componentes físicos de uma fábrica, em um sistema único e integrado, sendo possível automatizar e controlar remotamente todo o processo por meio da análise automatizada dos dados gerados. Além disso, é possível que os dispositivos realizem troca de informações de forma autônoma, assim como controle e interação entre si de maneira independente.

Na produção de alimentos não é diferente, um dos fatores que sempre se destaca é a rastreabilidade de todo o mecanismo, desde de a origem do alimento (fazenda) até a gondola do supermercado, que permite monitorar todas essas informações de forma mais acessível e rápida, garantindo maior transparência e segurança ao processo.

Os principais benefícios da leitura de dados na Indústria 4.0 são:

- Aprimorar a qualidade dos alimentos ofertados, evitando desperdícios com produção, transporte e armazenagem, tendo maior controle sobre as variáveis e os custos do processo;

- Realizar o planejamento e a programação da produção de forma conjunta. é possível, por exemplo, alocar informações em nuvem para combinar dados da indústria com cliente e fornecedores em tempo real;

- Os dados geram um entendimento muito maior sobre o cliente. O cruzamento dessas informações permite identificar padrões de consumo, acompanhar níveis de satisfação e oferecer produtos/serviços cada vez mais personalizados.

Referências:

http://digital.fispaltecnologia.com.br/leitura-de-dados-na-industria-4-0-o-futuro-do-setor/?rdst_srcid=1233747

http://introduceti.com.br/blog/industria-4-0-transforme-seu-negocio-em-uma-maquina-de-lucros/

#industria #redutores #FISPAL #industria4.0

Cometários