Notí­cia

Redutores IBR

Crescimento do investimento na Indústria 4.0

NOTíCIAS INSTITUCIONAIS

Crescimento do investimento na Indústria 4.0

Em uma pesquisa apresentada recentemente pela CNI – Confederação Nacional da Indústria – aponta que 48% da Indústria brasileira pretendem investir na Indústria 4.0 nos próximos anos. Este aumento significativo na utilização de tecnologias para a automação digital, mesmo que em estágio inicial, quando aplicadas na atividade industrial geram inúmeros benefícios, como aumento da eficiência operacional e redução de custos, flexibilização das linhas de produção e encurtamento dos prazos de lançamento de produtos, além do desenvolvimento de novos produtos, serviços digitais e modelos de negócios.

Como prova desse crescimento, entre 2016 e 2018, o percentual das grandes empresas que utilizam pelo menos uma das tecnologias digitais da Indústria 4.0 passou de 63% para 73%.

Outro dado interessante destacado pelo estudo é que sete em cada dez grandes indústrias já utilizam tecnologias digitais, ou seja 70% das grandes empresas industriais já atuam na Indústria 4.0, ainda que em estágio inicial de implantação das tecnologias.

O principal foco da industrias é a automação digital com sensores para controle de processos (46%). Em segundo, aparece sistemas integrados de engenharia para desenvolvimento e manufatura de produtos (37%). Já as tecnologias que permitem linhas mais flexíveis, integradas e autônomas ainda são pouco utilizadas.

Além disso, as empresas brasileiras concentram seus esforços em tecnologias que priorizam aumentar a eficiência do processo de produção e melhorar a gestão dos negócios. A grande maioria (90%) usa pelo menos uma tecnologia voltada para o processo de produção e/ou a gestão dos negócios. Esse número não surpreende, pois, a maioria das empresas brasileiras ainda está em estágio inicial de incorporação das tecnologias digitais.

Quer saber mais sobre o estudo da CNI e ver a pesquisa completa? Clique aqui!

#industria4.0 #industria #Tecnologia

Cometários