Notí­cia

Redutores IBR

IBR L: por que a indústria leiteira deve investir em equipamentos de qualidade?

ÁREA TÉCNICA - ARTIGOS E TEXTOS TÉCNICOS SOBRE OS PRODUTOS IBR

IBR L: por que a indústria leiteira deve investir em equipamentos de qualidade?

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de leite, o lucro obtido e a qualidade do produto entregue ao consumidor estão intimamente ligados aos cuidados com o armazenamento do mesmo.

De acordo com a Embrapa, o Brasil é terceiro maior produtor mundial de leite e movimenta cerca de 4 milhões de trabalhadores, entre indústrias e campo. O leite está entre os seis produtos mais importantes da agropecuária do país, com produção em torno de 35 bilhões de litros anuais.

Sabe-se que a produção do Brasil tem potencial para crescer e tornar-se inclusive, um grande exportador do produto, já que em 2019 o governo chinês habilitou 24 estabelecimentos brasileiros a exportarem produtos lácteos como leite em pó, queijos, manteiga e leite condensado. Mas, para isso é fundamental que os produtores invistam cada vez mais em tecnologia e equipamentos de qualidade durante o processo de armazenamento do produto.

De nada adianta investir tempo e dinheiro em melhorias genéticas do rebanho, se os cuidados com o armazenamento do leite não forem levados a sério.

Uma das medidas que mais impactam sobre a qualidade do leite é o resfriamento. Ele deve ser feito logo após a ordenha e inibe o crescimento de microrganismos. O resultado do crescimento destes microrganismos é a alteração das características de qualidade do leite, e a qualidade interfere diretamente no preço pago ao produtor.

Como assegurar a qualidade do produto?

A forma mais eficiente de resfriar o leite é colocando-o em tanques de expansão. Esses tanques possuem um agitador, o que favorece a rápida diminuição da temperatura. Além do resfriamento do leite é importante que seja feita a limpeza e sanitização rigorosa das superfícies do tanque e equipamentos de forma a assegurar uma produção de qualidade.

Como o motoredutor IBR L pode auxiliar na produção de um leite de qualidade?

Esse produto foi desenvolvido especialmente para a indústria alimentícia, para ser aplicado em tanques resfriadores de leite de até 4 mil litros. O motoredutor conta com redutor planetário multi estágio, fabricado com polímero de engenharia de alta resistência e com eixo em aço inox.

O item possui elevada resistência mecânica, corpo compacto, fácil higienização e resistência a corrosão. No motor, a caixa de ligação é equipada com Placa Borne e prensa cabos, itens que facilitam a instalação do equipamento. O IBR L está disponível nas opções de motores monofásicos e trifásicos.

Já vimos que investir em produtos, como o IBR L, é uma boa opção para a preservação da qualidade do leite, já que o mesmo foi desenvolvido especialmente para os agitadores de líquidos, os quais são parte fundamental do resfriador de leite, por exemplo.

Comprar qualquer equipamento requer cuidado. A aquisição de um maquinário envolve investimento de recursos e tem como objetivo a melhora da produção, por isso, deve ser adquirido de maneira planejada. Conte com a Redutores IBR e solicite hoje mesmo uma visita técnica on-line.

Para saber mais sobre esse produto, assista o vídeo explicativo: https://bit.ly/3ivfHwK

Cometários