Notí­cia

Redutores IBR

O que é coroa e o parafuso com rosca sem-fim?

ÁREA TÉCNICA - ARTIGOS E TEXTOS TÉCNICOS SOBRE OS PRODUTOS IBR

O que é coroa e o parafuso com rosca sem-fim?

A coroa e o parafuso com rosca sem-fim integram um conjunto de transmissão muito utilizado na transferência de potência ou para o controle do movimento, principalmente nos casos em que é necessária redução de velocidade e/ou um aumento de torque, como nos redutores de velocidade, por exemplo.

O sistema coroa e sem-fim é essencialmente formado por uma rosca de um parafuso de transmissão de potência (sem-fim) com uma grande engrenagem cilíndrica com dentes (coroa). Quando o sem-fim é rotacionado, a coroa gira tendo seus dentes empurrados pelo movimento dos filetes do parafuso. Veja no desenho abaixo:

Como calcular o rpm de um engrenamento coroa e sem-fim?

Nos engrenamentos coroa e sem-fim, o número de entradas do parafuso tem influência no sistema de transmissão. Por exemplo, se o parafuso com rosca sem-fim possui apenas uma entrada e a mesma está acoplada a uma coroa com 60 dentes, em cada volta do parafuso a coroa vai girar apenas um dente. Ou seja, como a coroa tem em sua composição 60 dentes, serão necessárias 60 voltas no sem-fim para que a coroa gire uma volta. Conclusão: a velocidade de rotação da coroa é 60 vezes menor que a do sem-fim. Se, por exemplo, o parafuso com rosca sem-fim está girando a 1.800 rpm (Rotações por Minuto), a coroa girará a 1.800 rpm, divididas por 60, que resultará em 30 rpm. Entretanto, se o sem-fim possuir 2 entradas, a cada volta ele fará avançar 2 dentes da coroa. Dessa forma, nesse exemplo, seriam necessárias 30 voltas do sem-fim para que a coroa completasse 1 volta. O resultado, ao final, seria então uma relação de redução de 30. As mesmas 1.800 rpm do sem-fim, resultariam 60 rpm da coroa nessa condição.

Em resumo, a velocidade de rotação da coroa pode ser calculada através da fórmula:

Nc = velocidade de rotação da coroa

Np = velocidade de rotação do sem-fim

Ne = número de entradas do parafuso com rosca sem-fim

Zc = número de dentes da coroa

Exemplo

Em um sistema de transmissão composto de coroa e parafuso com rosca sem-fim, o parafuso tem 2 entradas e desenvolve 1.200 rpm. Qual será a rpm da coroa, sabendo-se que ela tem 40 dentes?

Referências

http://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/TM129/Prof.%20Pescador/Engrenagens1.pdf

http://essel.com.br/cursos/material/01/ElementosMaquinas/36elem.pdf

http://www.tm3.com.br/ftp/empresa_302/235709786aulatermo-tmf1_aula13_txt_rev_4.pdf

http://ltodi.est.ips.pt/rmendes/resources/Apontamentos_EMII/CAP7_Engrenagens.pdf

http://www.abraman.org.br/arquivos/72/72.pdf

#redutores #coroa e sem-fim #coroa e sem-fim

Cometários