Notí­cia

Redutores IBR

O que é Projeto Mecânico e a importância do detalhamento

NOTíCIAS INSTITUCIONAIS

O que é Projeto Mecânico e a importância do detalhamento

O projeto mecânico é uma das mais eficientes formas de representarmos uma peça, objeto ou um novo produto, utilizando-se de softwares específicos como AutoCAD, SolidWorks e TopSolid. Buscando um equipamento final funcional, confiável e seguro, o projeto mecânico visa soluções e resoluções de deficiências, por meio de cálculos estruturais e dimensionamento de componentes, para a obtenção do design das peças.

Todo o projeto mecânico é realizado por meio de desenhos técnicos, onde temos a representação ilustrativa de todas as medidas e formas do objeto, visando a mesma interpretação por projetistas, clientes e fabricantes, seguindo, de forma rigorosa, os padrões e normas técnicas definidas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, mantendo, assim, a confiabilidade e segurança de funcionamento de componentes mecânicos, além de parametrizar a interpretação nacional e internacional.

SOBRE O DETALHAMENTO DO PROJETO MECâNICO:

O detalhamento de projeto por meio dos desenhos técnicos, é a etapa que possibilita o entendimento da execução e do funcionamento dos componentes mecânicos, oferecendo o embasamento de todo o andamento da montagem.

A representação pode ser realizada por conjuntos separados em componentes por similaridade de processos e materiais, e cada um deles é detalhado a nível de processos de fabricação, podendo assim, muitas vezes, ser realizado por empresas diferentes, protegendo assim a propriedade intelectual de cada parte da fabricação de uma máquina.

A Redutores IBR disponibiliza desenhos 2D e 3D de seus produtos. Dessa forma, possibilita a redução de tempo de desenho e facilita a adaptação dos produtos aos projetos das diversas máquinas e equipamentos desenvolvidos por seus clientes.

Conheça mais sobre a Redutores IBR em nosso site: www.redutoresibr.com.br

Fonte:

http://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/projetos-mecanicos/detalhamento-projeto-mecanico/

#automação #industria #projeto mecânico #desenhos técnicos

Cometários